estrutura-nfe
MANIFESTAÇÃO DO DESTINATÁRIO – NF-e
11 de novembro de 2016
Finanças Pessoais
CUIDADOS COM O PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO
24 de novembro de 2017
Exibir tudo

MÉDICO PODE ABRIR EMPRESA INDIVIDUAL?

FORMALIZAÇÃO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL

A maior preocupação quando o médico pensa em abertura da empresa está relacionada à tributação. Vamos a alguns detalhes que você precisa saber.

Médico Pessoa Jurídica

Os custos relativos a relação empregatícia na contratação de médico como pessoa física pode chegar a quase 30% sobre o valor pago ao médico como salário. O médico por sua vez, tem também pelo regime da CLT, uma carga tributária de IRPF que pode chegar a 27,5%.

Personalidade jurídica – empresa individual

O Art. 150 do regulamento do imposto de renda, fala que se o médico abrir empresa individual, pode ser tributação no imposto de renda como pessoa física.
Empresa de Médico EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)
Essa é a melhor opção de abertura de empresa para médico, quando não tem sócio. O principal requisito para o registro como EIRELI é que o capital social que precisa ter um valor mínimo de 100 salários mínimos.

Esta orientação acima se refere à atividade médica ambulatorial restrita a consultas.

Quando falamos de abertura de uma CLÍNICA MÉDICA, temos outras possibilidades. Isso porque a legislação permite que mesmo o empresário não sendo médico, possa abrir uma clínica médica precisa apenas colocar um médico como responsável técnico.

Nos casos de Clinica Médica com estrutura similar a hospital temos particularidades que requerem outros esclarecimentos.

Quem desejar qualquer esclarecimento adicional pode fazer contato pelo 39 9 9924-9956 ou pelo email hamilton@focuscontabilidade.com

Contrato de serviços especializados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário abaixo que entrar